quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Meta 1 de Aichi para a Biodiversidade: Maior sensibilização

A primeira meta de Aichi é a seguinte:

Até 2020, as pessoas estão sensibilizadas para os valores da biodiversidade e para os passos que podem tomar para a conservar e usar de forma sustentável.

Para atingir esta meta será necessário que as pessoas sejam sensibilizadas para os valores da biodiversidade, num contexto mais amplo, olhando para os valores ambientais, culturais, económicos e intrínsecos. Apesar de esse conhecimento ser importante na motivação para a acção, não é suficiente. As pessoas também necessitam de estar sensibilizadas para os tipos de acções que podem tomar para conservar e usar a biodiversidade de forma sustentável. Diferentes segmentos da sociedade podem tomar diferentes acções dependendo do tipo de actividades que têm controlo ou influência sobre. Tal informação podem ajudar a capacitar os indivíduos a tomar acções.

De forma a progredir em direcção a essa meta, será necessário desenvolver e implementar uma esforços nas áreas da comunicação, educação e consciencialização do público de forma coerente, estratégica e sustentada. Diferentes tipos de actividade de educação e consciencialização serão necessários para chegar a diferentes audiências.

A aprendizagem ocorre em contextos formais, como escolas e universidades, bem como em contextos informais, como sejam o aconselhamento por parte dos mais velhos e também museus e parques e através de filmes, televisão e literatura. A aprendizagem pode igualmente ocorrer através da participação em eventos e outras oportunidades para troca de informação entre os interessados. Existem, portanto, uma variedade de comunicação e veículos de disseminação que podem ser usados.

Uma acção inicial para atingir esta meta que pode ser tomada será a realização de uma avaliação do estado actual da consciencialização para a biodiversidade de forma a identificar falhas e os grupos para cuja consciencialização dos valores da biodiversidade é mais importante para o estado da biodiversidade em cada país. Esta informação pode ajudar a identificar e dar prioridade aos tipos de  acções de comunicação e educação que são necessárias. São também importantes para alcançar esta meta: identificar as mensagens relevantes e os canais de comunicação para cada grupo, estudos a determinar e comunicar os valores da biodiversidade e o envolvimento de agentes parceiros.

Possíveis indicadores
  • Tendências na consciencialização e atitudes em relação à biodiversidade.
  • Tendências na participação pública relacionada com a biodiversidade.
  • Tendências em programas de comunicação e acções a promover a responsabilidade social das empresas.
Fonte:
https://www.cbd.int/doc/strategic-plan/targets/T1-quick-guide-en.pdf

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