quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Índice de Desenvolvimento Humano - Relatório de 2018

O Índice de Desenvolvimento Humano (Human Development Index - HDI) é índice composto por 3 dimensões básicas do desenvolvimento humano: a capacidade de ter uma vida longa e saudável (medida através da esperança média de vida ao nascimento), a capacidade de adquirir conhecimento (medida através da média do número de anos de escolaridade e do número de anos esperados de escolaridade)  e a capacidade de atingir um nível de vida decente (medida através do produto nacional bruto per capita).

Para medir o desenvolvimento humano de forma mais abrangente, o relatório apresenta mais 4 índices: o IHDI (Inequality-adjusted Human Development Index) que desconta a extensão da desigualdade, o GDI (Gender Development Index) que compara os valores de HDI para homens e mulheres, o GII (Gender Inequality Index) que destaca o empoderamento das mulheres e o MPI (Multidimensional Poverty Index) que mede as dimensões não associada ao rendimento.



HDI

O relatório de 2018 apresenta valores de HDI para 189 países e territórios com dados referente ao ano de 2017. Deste conjunto de países, 59 apresenta um HDI muito alto, 53 um HDI alto, 39 um HDI médio e apenas 38 um HDI baixo.

Os países no top 5 são a Noruega, Suiça, Austrália, Irlanda e Alemanha. No outro extremo estão o Burundi, Chad, Sudão do Sul, República Central Africana e Níger. As maiores subidas do ranking entre 2012 e 2017 foram a Irlanda (subiu 13 lugares) e Botswana, República Dominicana e Turquia, que subiram 8 lugares cada um. As maiores descidas pertencem à Síria (27), Líbia (26) e Iémen (20).

Índice de Desenvolvimento Humano em 2018

Apesar de o HDI ter aumentado em todas as regiões e grupos de desenvolvimento humano, as taxas de crescimento variam significativamente. A Ásia do Sul foi a região com maior crescimento no período entre 1990-2017 com 45,3%, seguida da Ásia de Leste e o Pacífico com 41,8% e a África Sub-Sariana com 34,9%. Por outro lado o conjunto dos países da OCDE registou um aumento de 14%.

Evolução do HDI para um conjunto de regiões entre 1990 e 2017.

IHDI

Desde 2010, o IHDI tem sido apresentado no intuito de incluir a distribuição do desenvolvimento human em cada país. Numa situação de perfeita igualdade, o HDI e o IHDI são iguais. Quando existe desigualdade na distribuição da saúde, educação e rendimento, o HDI numa sociedade é inferior ao HDI agregado. Quanto maior é a desigualdade, menor é o IHDI e maior a diferença entre este e o HDI.

Tendo em conta as desigualdades, o valor de HDI global de 2017 cai de 0.728 para 0.582, o que corresponde a queda de 20%, que representa a descida da categoria de desenvolvimento humano de "alto" para "médio". A nível global, a desigualdade de rendimento contribui mais para a desigualdade global, seguida da educação e esperança média de vida. Os países dentro do grupo de desenvolvimento humano muito alto perdem menos do que os grupos com HDI mais baixo.

Diferenças entre o HDI e o IHDI nos 4 grupos de desenvolvimento humano.


Desigualdade de género - GDI e GII

As desvantagens para mulheres e raparigas são uma grande fonte de desigualdade e um dos grandes obstáculos para o progresso do desenvolvimento humano. Para medir as disparidades entre homens e mulheres são utilizados dois índices.

O primeiro é o GDI que mede as conquistas das mulheres e dos homens nas dimensões básicas do desenvolvimento humano. A nível mundial, a média do HDI para as mulheres (0.705) é 5,9% inferior à dos homens (0.749). Grande parte desta diferença é explicada pelos menores rendimentos e menor escolaridade que as mulheres possuem. Por outro lado a disparidade de género é maior nos países com baixo desenvolvimento humano, onde o valor médio de HDI é 13,8 inferior das mulheres em relação aos homens.

Diferenças entre o HDI para homens e mulheres e o correspondente GDI para 6 regiões do mundo.

O outro índice, o GII, que mede as desigualdades que as mulheres enfrentam na saúde reprodutiva, na educação, na representação política e no mercado de trabalho. Quanto maior o valor de GII, maior a desigualdade de género - que ocorre em todos os países. O valor global de GII em 2017 foi 0.441. O valor das regiões varia entre os 0.270 para a Europa e Ásia Central e os 0.569 para a África sub-sariana.

GII para 6 regiões do mundo.

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário