sábado, 12 de dezembro de 2015

Rendimentos no Mundo

Um dos pilares do desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento económico. Existem diferentes dimensões no desenvolvimento económico e por isso são muitos os indicadores são necessários para avaliar o desenvolvimento de um país. No entanto, temos confiado numa medida única – o produto interno bruto (PIB). O PIB mede a produção total que ocorre dentro das fronteiras geográficas de um país.

No geral estamos interessados em conhecer o nível de vida de um país e para isso dividimos a produção total pela população de um país para calcular o PIB per capita. O PIB per capita não é uma medida abrangente de desenvolvimento económico, porque existem muitos outros indicadores importantes de bem-estar que não consegue “capturar” como a saúde e a educação de uma população.

O Banco Mundial definiu três categorias de rendimento: rendimento elevado, rendimento médio e rendimento baixo. A classificação é baseada no PIB per capita de cada país. No critério actual, um país tem rendimento baixo se o PIB per capita é inferior a 1.035$ por ano, ou cerca de 3$ por dia. Um país com rendimento médio está entre 1.035$ and 12.615$ por pessoa por ano. Os países com rendimento elevado estão acima dos 12.615$. O grupo de países com rendimento médio é muito grande, então pode ser dividido entre rendimento médio superior e rendimento médio inferior, sendo que a linha que os divide são 4.085$ por pessoa por ano.


Rendimento nacional bruto per capita (base de paridade de poder de compra) em 2013
(Fonte: https://goo.gl/olCalt)
1.000 milhões de pessoas dos 7.000 milhões vive em países com rendimento elevado, cerca de 15% da população. 5 em cada 7 vive em países com rendimento médio, com aproximadamente 2.500 milhões de pessoas em cada sub-grupo (superior e inferior). Os restantes 1.000 milhões de pessoas vive com rendimentos baixos e estes países estão concentrados na África tropical e no sul da Ásia.

Existe outra categoria importante que é o subgrupo dos países menos desenvolvidos. Estes países são não só pobres mas também têm problemas com os níveis de doença, educação e instabilidade social. Para além disso, muitos destes países são vulneráveis a secas, cheias, conflito e violência. Cerca de 50 países fazem parte deste subgrupo e incluem países formado por pequenas ilhas e países cercados por terra, ou seja, sem acesso à costa.

Portugal está no grupo dos países com rendimentos altos mas distante da média da OCDE.

Rendimento nacional bruto em Portugal 
(Fonte: Banco Mundial)
Algumas questões se levantam relativamente ao desenvolvimento económico: Como se relaciona os níveis de desenvolvimento e outros aspectos não directamente relacionados como a saúde, bem-estar e felicidade? O que países com rendimentos mais baixos podem fazer para aumentar o seu nível de vida e atingir crescimento económico para estreitar a diferença para os países mais ricos?


Fonte:
The Age of Sustainable Development (Jeffrey D. Sachs
)

Sem comentários:

Enviar um comentário