quinta-feira, 20 de abril de 2017

Crescimento populacional e fertilidade

No que diz ao respeito, a maioria do aumento global entre o momento actual e 2050 deverá ocorrer tanto em países com alta fertilidade, principalmente em África e em países com muita população. No período entre 2015 e 2050, espera-se que metade do crescimento da população mundial se centre em 9 países: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Tanzânia, Estados Unidos da América, Indonésia e Uganda.

As novas projecções mostram também que, por exemplo, dentro de sete anos, a população da Índia irá ultrapassar a população da China. Actualmente, a população da China é de aproximadamente 1,38 mil milhões enquanto que a população da Índia se situa nos 1,31 mil milhões. Por volta de 2022, ambos os países deverão chegar aos 1,4 mil milhões. A partir de 2022, a população indiana deverá continuar a crescer durante várias décadas atingindo os 1,5 mil milhões em 2030 e os 1,7 mil milhões em 2050, enquanto que a população chinesa deverá manter-se constante até à década de 30, depois da qual se espera que venha a decrescer.

Entre os maiores países do Mundo, um situa-se em África (Nigéria), cinco situam-se na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois situam-se na América Latina (Brazil e México), um na América do Norte (Estados Unidos da América) e um na Europa (Federação Russa). Dentro destes, a população da Nigéria, a sétima mais elevada no Mundo, está a crescer rapidamente. Em 2050, tornar-se-à o terceiro maior país em termos de população. Nesse período, seis dos dez maiores países do Mundo deverão ultrapassar os 300 milhões: China, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão e Estados Unidos da América.

Crescimento populacional na China e na Índia
(Fonte: http://weakonomics.com/wp-content/uploads/2012/06/china-and-india-population-growth.png)

Os níveis de população projectados são um resultado da diminuição substancial da fertilidade projectada. De acordo com a variante média, a fertilidade global deverá cair de 2,5 filhos por mulher entre 2010 e 2015 para 2,4 filhos entre 2025 e 2030 e 2,0 entre 2095 e 2100. Em países menos desenvolvidos estão previstas reduções abruptas da fertilidade de 4,3 entre 2010 e 2015 para 3,5 entre 2025-2030 e para 2,1 entre 2095 e 2100.

De modo a se atingirem reduções substanciais na fertilidade que são previstas, é essencial que os países invistam em saúde reprodutiva e planeamento familiar, particularmente em países menos desenvolvidos, para que mulheres e casais possam atingir a dimensão desejada do seu agregado familiar. Em 2015, acerca de 34% das mulheres, em idade reprodutiva casadas ou em união, usavam métodos contraceptivos em países menos desenvolvidos.

Fertilidade a nível mundial entre 1950 e 2100
(Fonte: https://ourworldindata.org/wp-content/uploads/2014/02/ourworldindata_world-population-by-level-of-fertility.png)

Nas últimas décadas muitos países têm assistido a significantes diminuições do tamanho familiar médio. Actualmente, os países podem ser classificados em 3 grupos em função do seu nível de fertilidade. Estima-se que 46% da população mundial vive em países com baixos níveis de fertilidade onde as mulheres têm menos de 2,1 filhos ao longo da sua vida. Este conjunto de países inclui toda a Europa e América do Norte, 20 países na Ásia, 17 na América Latina e Caraíbas, 3 na Oceânia e 1 em África. Os maiores países com baixa fertilidade são a China, Estados Unidos, Brasil, Federação Russa, Japão e Vietname.

46% da população mundial live em países com "fertilidade média" onde se assiste já a um declínio da fertilidade e onde as mulheres têm em média entre 2,1 e 5 filhos. Estes países encontram-se em muitas regiões, sendo os maiores países são a Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh, México e Filipinas.

Os remanescentes 9% da população mundial vive em países com "fertilidade elevada". Nestes países as mulheres têm 5 ou mais filhos durante o seu período de vida. Dos 21 países com fertilidade elevada, 19 estão em África e 2 na Ásia. Os maiores países são a Nigéria, República Democrática do Congo, Tanzânia, Uganda e Afeganistão.

Mapa da fertilidade mundial
(Fonte: http://www.targetmap.com/ThumbnailsReports/7704_THUMB_IPAD.jpg)
Fonte:
World Population Prospects - Key findings & advance tables, 2015 Revision (https://esa.un.org/Unpd/wpp/Publications/Files/Key_Findings_WPP_2015.pdf)

Sem comentários:

Enviar um comentário