quinta-feira, 30 de junho de 2016

Educação para todos: Mobilidade social

A educação é o caminho para uma vida mais produtiva como cidadão e trabalhador mas também pode ser um factor amplificador de desigualdade social. Se a educação a nível superior é tão cara que apenas as crianças provenientes de famílias ricas têm possibilidade de ingressar no ensino superior e se o retorno desse investimento é também elevado, então a educação pode ser um impedimento para as famílias mais pobres e agravar a desigualdade.

O gráfico abaixo mostra a relação entre a desigualdade e a mobilidade social. O eixo horizontal mostra o coeficiente de Gini (indicador de desigualdade) para um conjunto de países, em que quanto maior o coeficiente de Gini, maior a desigualdade. Os países com menor desigualdade são sem surpresa, os países escandinavos, enquanto que o país mais desigual são os Estados Unidos seguido do Reino Unido. O eixo vertical mostra o indicador de mobilidade social. Para cada país, os rendimentos dos actuais trabalhadores são correlacionados com os rendimentos dos seus pais. Se essa correlação é alta, as crianças pobres tendem a ser permanecer pobres no futuro e as crianças mais ricas tendem a ser adultos ricos. Nesse caso, a mobilidade social é baixa. Alternativamente, se existe pouca correlação, o que significa que uma criança pobre tem uma possibilidade razoável em se tornar num adulto rico, diz-se que a mobilidade social é elevada.

Curva de Great Gatsby - Desigualdade e mobilidade intergeneracional
(Fonte: http://tradehaven.net/breeding-a-generation-of-angry-young-people/)

É possível observar uma relação positiva no gráfico. Países como a Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca, que apresentam uma maior igualdade ao nível da distribuição de rendimento, têm uma maior mobilidade social; enquanto que os países mais desiguais como os Estados Unidos e o Reino Unido tendem a ter menos mobilidade social. Portanto, o rendimento dos pais é um forte indicador do rendimentos futuros dos seus filhos.

Sociedades mais iguais, que geralmente são caracterizadas por um forte papel do governo em proporcionar condições para o desenvolvimento na primeira infância e acesso a educação de qualidade em todos os níveis, apresentam uma maior mobilidade intergeneracional.

Fonte:
The Age of Sustainable Development - Jeffrey D. Sachs

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