quarta-feira, 5 de junho de 2019

Relatório das Áreas Protegidas 2018: cobertura global

As áreas protegidas têm sido uma importante ferramenta para a conservação da biodiversidade, evitando que a sua perda tivesse sido ainda maior. Estas são reconhecidas por diferentes processos de políticas internacionais com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Convenção para a Diversidade Biológica (CBD) e a Convenção Ramsar.

No seu plano estratégico para o período 2010-2020, a CBD estabeleceu a seguinte meta: "Até 2020, pelo menos 17% das áreas terrestres e de águas interiores e 10% das áreas marinhas e costeiras, especialmente as áreas de particular importância para a biodiversidade e serviços dos ecossistemas, são conservadas através de uma gestão efectiva e equitativa e ecologicamente representativas e estão bem ligadas a sistemas de áreas protegidas e outras medidas de conservação efectivas e integradas em paisagens terrestres e marítimas mais amplas."

Em Julho de 2018, existiam 238.563 áreas protegidas na base de dados da World Database on Protected Areas (WDPA). A maioria dessas áreas são em terra, cobrindo o equivalente a mais de 20 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 15% da superfície terrestre. Por outro lado, as áreas marinhas protegidas são em menor número, cobrindo mais de 6 milhões quilómetros quadrados, o que representa 7,3% dos oceanos.

Cobertura das áreas protegidas em terra e no mar.

Numa análise temporal, a cobertura das áreas marinhas protegidas aumentou rapidamente desde 2016 enquanto que o crescimento tem diminuído. Apesar disso, países como a Austrália, México, Colômbia e Brasil expandiram a sua rede de áreas protegidas de forma substancial.

Evolução passada e prevista da área das áreas protegidas em terra e no mar.

O aumento da cobertura reflecte-se não só em novas designações, mas na melhoria da qualidade do reporting por parte dos países e territórios. A maioria das áreas protegidas declaradas pelos governos são reportadas à WDPA e as áreas detidas e geridas pelas comunidades local e organizações privadas a ser cada vez mais reconhecidas e a ser objecto de report.

Percentagem da cobertura de áreas protegidas por país ou território.

Fonte:
Relatório Protected Planet 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário