quarta-feira, 7 de junho de 2017

Índice Global da Paz 2017

O Instituto para a Economia e Paz publicou recentemente a 11ª edição do Índice Global da Paz (IGP), que ordena num ranking 163 estados independentes e territórios de acordo com o seu nível de paz.

Uma das principais conclusões deste relatório foi a melhoria do IGP relativamente ao ano anterior, em que 93 países apresentaram uma subida do índice, enquanto que 68 países assistiram a uma descida. Esta melhoria deveu-se principalmente ao aumento de indicadores ligados com a segurança e militarização, que conduziram à redução da taxa de homicídio e dos níveis de terror político. A redução do terror político foi o desenvolvimento mais importante que aconteceu em todas as regiões excepto na África sub-sariana, Médio Oriente e Norte de África.

Os 10 países mais pacíficos
(Fonte: http://visionofhumanity.org/app/uploads/2017/06/GPI-2017-Report-1.pdf)
Por outro lado, os actuais conflitos domésticos e internacionais deterioraram-se durante o ano de 2015. Devido ao conflito armado na região do Médio Oriente e Norte de África, muitos indicadores como as mortes por conflito interno, número de refugiados e deslocados internos e o conflito interno organizado estão em níveis elevados. Esta região continua a ter o clima menos pacífico do Mundo, que sofreu um agravamento ligeiro devido aos conflitos na Síria e Iémen que têm envolvido numerosos países. Paralelamente, a maior redução do IGP ocorreu na América do Norte (seguida da África subsariana, Médio Oriente e Norte de África) em face da intensificação do conflito interno organizado e do nível de percepção da criminalidade na sociedade. Enquanto que a maior subida ocorreu na América do Sul.

Os 10 países menos pacíficos
(Fonte: http://visionofhumanity.org/app/uploads/2017/06/GPI-2017-Report-1.pdf)
Evolução a longo prazo

Desde 2008, o nível global de paz tem vindo a deteriorar-se em cerca de 2%. Uma das principais evoluções registadas na última década tem sido a crescente desigualdade no que respeita à paz entre os países mais pacíficos e menos pacíficos.

A degradação da paz da última década está em grande parte relacionada com os conflitos no Médio Oriente que se traduziram em batalhas mortíferas, níveis recordes de terrorismo e deslocações de populações.

Impacto económico da violência

O impacto económico global da violência foi estimado em cerca de 14.3 triliões de PPC (paridade de poder de compra) em 2016, o equivalente a 12,6% do PIB global ou 1.953 dólares por pessoa. Os países menos pacíficos do mundo sofrem de forma desproporcionada em termos económicos dos seus níveis de violência. O custo médio da violência foi equivalente a 37% do PIB nos dez países menos pacíficos, comparado com 3% dos dez países mais pacíficos.

Os gastos na construção da paz foram na ordem dos 10 milhões de dólares, o que significa menos de 1% do impacto económico da guerra, que totalizou 1.04 biliões dólares.

Sem comentários:

Enviar um comentário